Home / Educação / Áreas Profissionais

Alimentos e Bebidas

A indústria da área de Alimentos e Bebidas vem gerando novos postos de trabalho a cada ano, para atender ao aumento do consumo de produtos alimentícios. E as novas tecnologias utilizadas, além da diversificação das linhas diet, light e infantil, entre outras, exigem profissionais cada vez mais qualificados.

Na indústria, pode atuar em dois níveis: na produção ou no controle de qualidade dos produtos. Quem atua na produção responde pelas diferentes etapas do processo de fabricação. Nesta área há demanda por operadores e por técnicos, que são responsáveis pela supervisão das atividades produtivas.

Quem trabalha no controle de qualidade dos produtos faz ensaios físico-químicos e microbiológicos para garantir o alto padrão de qualidade dos alimentos e bebidas produzidos e a segurança alimentar. Este profissional é cada vez mais requisitado, pois o consumidor está mais exigente e é preciso atender aos requisitos legais e aos padrões internacionais de qualidade.

 

Cabe destacar o Programa de Alimentos Seguros (PAS), que foi desenvolvido para garantir a produção de alimentos seguros à saúde do consumidor e seus princípios são utilizados nos processos de melhoria da qualidade em vários países. O PAS contempla, além de outras linhas de ações, programas de capacitação relacionados a transporte, industrialização, alimentação, agricultura e distribuição de alimentos.