Home / Educação / Áreas Profissionais

Madeira e Mobiliário

No segmento de Madeira e Mobiliário, o profissional atua na aplicação de técnicas de confecção de móveis e artefatos de madeira, opera equipamentos específicos, utiliza recursos manuais e automatizados para construir e restaurar estes artigos e desenvolve projetos de móveis.

A indústria moveleira utiliza mão de obra de forma intensiva e, nos últimos anos, passou a acompanhar o desenvolvimento da capacidade de produção do setor e apurar significativamente a qualidade dos produtos. Essa nova tendência favoreceu o aumento das exportações.

O design vem ganhando cada vez mais importância na indústria movelaria, assim como as novas tecnologias organizacionais e as medidas ambientais (replantio de árvores, utilização de materiais recicláveis e descarte de resíduos, entre outros). Estas novas tendências representam oportunidades para quem pretende atuar na área e também para as pequenas e médias empresas que compõem o setor, além de possibilitar a consultoria técnica nas várias fases do processo produtivo.

O SENAI ministra cursos nessa área que objetivam habilitar e promover profissionais em planejamento e coordenação de processos de produção moveleira qualificando alunos para inserção no mundo do trabalho e para atender à demanda da indústria madeireira e moveleira.