Home / Educação / Áreas Profissionais

Metalmecânica Soldagem

A solda pode ser definida como uma união de peças metálicas, cujas superfícies se tornaram plásticas ou liquefeitas, por ação de calor ou de pressão, ou mesmo de ambos. Poderá ou não ser empregado metal de adição para se executar efetivamente a união.

Na soldagem, os materiais das peças devem ser se possível igual ou no mínimo, semelhante em termos de composição.

As peças devem ser unidas através de um material de adição, também igual em termos de características, pois os materiais se fundem na região da solda.

O metal de adição deve ter uma temperatura de fusão próxima àquela do metal-base ou, então, um pouco abaixo dela, caso contrário, ocorrerá uma deformação plástica significativa.

A soldagem é um importante processo industrial de fabricação de peças metálicas. Processos de soldagem e processos afins são também utilizados na recuperação de peças desgastadas, para a aplicação de revestimentos de características especiais sobre superfícies metálicas e para corte.

Além de atuar na construção em si, o profissional pode também fazer reparos em estaleiros e empresas especializadas. Em ambos os casos, há demanda constante por soldadores nos mais diversos níveis e processos, caldeireiros, montadores de estruturas, trabalhadores de corte de ligas metálicas e supervisores e inspetores de processos.