Home / Educação / Áreas Profissionais

Segurança do Trabalho

Competitividade e produtividade são fatores fundamentais para que as empresas se mantenham num mercado em constante evolução. A valorização da vida e a promoção do desenvolvimento sustentável são requisitos necessários para que as empresas estejam inseridas no comércio globalizado de forma competitiva.

Neste contexto é fundamental para a sobrevivência das empresas a gestão de segurança do trabalho como forma de prevenir insalubridade, periculosidade e acidentes de trabalho. Os acidentes e doenças profissionais são considerados sinais claros de desperdício de recursos e de falhas na gestão, sobretudo em função da crescente consciência social e da valorização do ser humano.

Para isso, é preciso adotar programas de preservação da integridade física e mental, face à exposição a qualquer agente nocivo ou perigoso que possa deteriorar o ambiente de trabalho ou causar danos às pessoas.

O profissional da segurança no trabalho encontra espaço para atuar em quase todas as atividades industriais, além das empresas de consultoria e dos serviços especializados.