Fale Conosco

Unidades
Perguntas Frequentes
  • 1. O SENAI atende às indústrias somente com Educação?

    Não. O SENAI também fornece à indústria soluções para acelerar sua modernização, expansão ou reduzir custos por meio da oferta de Serviços em Tecnologia e Inovação – STI que buscam atender as necessidades das indústrias de Mato Grosso do Sul com serviços de qualidade, capazes de disseminar novas tecnologias, melhorando processos, agregando valor, e assim, contribuindo para sua competividade.

  • 2. Quero trabalhar no SENAI MS, como faço?

    Para fazer parte do nosso time é necessário passar por processo seletivo, que são frequentemente divulgados através do site: www.fiems.com.br/processo-seletivo. Entretanto também é possível se credenciar para prestar serviços eventuais de instrutoria, de acordo com sua formação e disponibilidade. Conheça o edital de credenciamento de serviços na área de educação profissional e tecnológica em www.fiems.com.br/licitacoes.

  • 3. Por que não tem uma Unidade do SENAI MS na minha cidade?

    O SENAI MS possui unidades físicas em 11 municípios do Estado, além de contar com 13 unidades móveis e inúmeras salas desmontáveis que podem ser deslocadas para atendimentos em qualquer localidade do Estado. Possui também diversas ofertas em Educação a Distância, dentre elas semipresenciais ou totalmente on line, facilitando o acesso de todos aos nossos serviços. Para a instalação de uma unidade física leva-se em conta diversos critérios, dentre eles a densidade industrial da região, a quantidade de indústrias que contribuem direta ou indiretamente ao SENAI MS, dentre outros. Caso não resida em uma cidade que conte com uma unidade física do SENAI MS, confira nossas soluções a distância em www.ead.ms.senai.br.

  • 4. Quais são os cursos oferecidos pelo SENAI MS e como ocorre o processo seletivo?

    O SENAI MS oferta uma gama variada de cursos da Educação Profissional e Tecnológica, em 33 áreas profissionais industriais, presenciais ou a distância, e tal oferta está alinhada à demanda das indústrias nos locais de realização. Os cursos também possuem duração variada, de curta duração, como no caso da iniciação profissional, como de longa duração, como os cursos técnicos e superiores de graduação e pós-graduação. Atualmente apenas para os cursos superiores são realizados processos seletivos, salvo em situações específicas e eventuais. Para os cursos de aprendizagem industrial e cursos técnicos há os processos de preenchimento de vagas, ocasião em que se obedecidos determinados critérios e requisitos o candidato é admitido por ordem de matrícula. Todos os processos mencionados são regidos por edital próprio e divulgados em www.ms.senai.br. Neste portal também é possível conhecer todas as áreas dos cursos e os próprios cursos que estão em oferta.

  • 5. Quem pode fazer um curso no SENAI MS?

    Os requisitos para acessar um curso do SENAI MS variam de acordo com sua modalidade, complexidade, duração, dentre outros critérios. Mas basicamente há requisito de escolaridade e de idade. Há oportunidades diversas para os mais variados requisitos, havendo possibilidades a partir dos 14 anos completos e do ensino fundamental mesmo que não concluído. Para maiores informações sobre os requisitos do curso de interesse acesse www.ms.senai.br ou contate a nossa Central de Atendimento.

  • 6. Como me matriculo nos cursos do SENAI MS e quais os documentos necessários?

    Nos cursos de iniciação profissional, de curta duração, e totalmente a distância do SENAI MS é possível a matrícula on line sem a necessidade de apresentação de documentos, bastando o preenchimento de um formulário eletrônico disponível no próprio ambiente do curso em www.ead.ms.senai.br. No entanto, para a maioria dos demais cursos é necessária a presença do candidato em uma das unidades do SENAI MS para a realização da matrícula e apresentação de originais e cópias dos documentos pessoais, além da comprovação de residência e escolaridade. Alguns documentos podem variar dependendo do curso escolhido. Para maiores informações acesse www.ms.senai.br e consulte as informações sobre o curso ou edital de oferta, conforme o caso, ou ainda, ligue para a nossa Central de Atendimento.

  • 7. O SENAI MS oferece apenas cursos técnicos?

    Não. O SENAI MS oferta oportunidades em diversas modalidades da Educação Profissional e Tecnológica: iniciação profissional, qualificação profissional, aprendizagem industrial básica e técnica, cursos técnicos de nível médio, aperfeiçoamento profissional, especialização técnica e o ensino superior com graduações e pós-graduações. Importante mencionar que além da Educação Profissional, o SENAI MS atua na prestação de Serviços de Tecnologia e Inovação para as indústrias do Estado.

  • 8. O SENAI MS possui cursos gratuitos?

    No mínimo 2/3 de todo o orçamento do SENAI MS relativo à arrecadação líquida junto às indústrias são aplicados em ações de oferta de vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, aprendizagem industrial e cursos técnicos. Isto representa uma grande diversidade de oferta em milhares de vagas anualmente nas modalidades mencionadas. Os cursos e as oportunidades gratuitas podem ser encontrados em www.ms.senai.br.

    Também são ofertadas vagas em cursos pagos de modo a permitir a ampliação de tal oferta, e mesmo pagas, há condições diferenciadas de parcelamentos e descontos e uma política de concessão de bolsas de estudos, que também pode ser acessada em www.ms.senai.br.

  • 9. O FIES financia cursos no SENAI MS?

    Sim, o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) pode financiar seus estudos em uma de nossas Faculdades de Tecnologia (FATEC). Em momentos de ingresso nos cursos superiores, divulgados com antecedência, os interessados devem acessar o portal do MEC-FIES para realizar a inscrição e enviar os documentos para o SENAI MS de modo a efetivar a matrícula. Orientações mais detalhadas sobre este processo está descrito nos editais próprios da seleção para as Faculdades e no portal do FIES.

  • 10. Como posso ingressar no programa Jovem e Menor Aprendiz através do SENAI?

    O ingresso (matrícula) em cursos de Aprendizagem Industrial se dá por meio de encaminhamento das empresas industriais contribuintes do SENAI MS. O SENAI MS possui ciclos de entrada de aprendizes ao longo do ano e a cada ciclo as indústrias reservam as vagas conforme suas necessidades e procedem o encaminhamento dos aprendizes já para matrícula. Há indústrias que possuem sistema próprio de seleção e banco de currículos e também há aquelas que solicitam apoio ao SENAI MS na captação de candidatos e, neste último caso, a coordenação pedagógica de cada Unidade do SENAI MS possui a relação de vagas e contato das empresas demandantes.

  • 11. Terminei meu curso e não recebi o diploma/ certificado. Como faço para obtê-lo?

    Caso tenha concluído seu curso com êxito e ainda não tenha participado de alguma solenidade ou ato de certificação/diplomação, deverá requerê-lo junto a uma das unidades do SENAI MS, sendo o prazo máximo para emissão dos documentos de conclusão de 180 dias, podendo em muitos casos ser inferior. No caso de solicitação de segunda via, o processo e o prazo são os mesmos, podendo ainda ser cobrada uma taxa.

  • 12. Realizando o curso no SENAI MS, sou encaminhado para um emprego?

    O SENAI MS não possui a atribuição de encaminhamento ao mercado de trabalho, muito embora seja comum as empresas, principalmente as indústrias, anunciarem oportunidades de trabalho nas nossas unidades.

  • 13. O que é EAD (Educação a Distância) e quais as vantagens?

    É uma modalidade educacional na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. O ensino a distância permite que o aluno estude no horário e local que lhe for mais adequado.

    Durante o período estipulado para cumprir o curso, o aluno pode acessar o ambiente virtual no seu tempo disponível. As aulas ficam disponíveis durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, aguardando apenas o acesso.

    O aluno, uma vez matriculado, recebe login e senha no e-mail cadastrado para realizar os acessos necessários ao desenvolvimento de suas atividades no curso no ambiente virtual.

    O SENAI MS oferta diversos cursos em Educação a Distância em várias modalidades da Educação Profissional e Tecnológica, podendo ser semipresencial, quando parte da carga horária precisa ser cumprida pelo aluno presencialmente, ou totalmente à distância, ou seja, sem a necessidade de frequência presencial em uma das unidades durante o curso.

  • 14. A matrícula nos cursos tem de ser feita pessoalmente, ou poderá ser feita por terceiros?

    A matrícula poderá ser feita pelo candidato ou por terceiros, presencialmente na unidade que esteja ofertando o curso de interesse. Se a matrícula for realizada por terceiros, o representante deve estar munido de procuração reconhecida em cartório, acompanhada do original de documento de identidade do procurador (o terceiro que irá realizar a matrícula), bem como dos documentos exigidos do candidato. A procuração será dispensada somente no caso de o candidato, quando menor de idade, estar representado pelo pai ou pela mãe. A exceção é para os cursos totalmente on line de iniciação profissional, cuja matrícula pode ser realizada pela internet em www.ead.ms.senai.br.

  • 15. No EaD, os cursos são 100% on line?

    O SENAI MS possui diversas ofertas em Educação a Distância, dentre elas semipresenciais ou totalmente on line, facilitando o acesso de todos aos nossos cursos, confira nossas soluções a distância em www.ead.ms.senai.br.

  • 16. O diploma do curso a Distância é reconhecido oficialmente?

    Sim. Os diplomas dos Cursos Técnicos a Distância, emitidos pelo SENAI MS, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e tem a mesma validade do diploma do Curso Técnico Presencial.

  • 17. O que é Consultoria em Tecnologia?

    O SENAI fornece à indústria soluções para acelerar sua modernização, expansão ou reduzir custos por meio da oferta de Serviços em Tecnologia e Inovação – STI que buscam atender as necessidades das indústrias de Mato Grosso do Sul com serviços de qualidade, capazes de disseminar novas tecnologias, melhorando processos, agregando valor, e assim, contribuindo para sua competividade.

  • 18. O que são os serviços de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação?

    Nossa atuação no campo da inovação divide-se em duas linhas:
    - Inovação de Produto que consiste na introdução ou mudança de um bem ou serviço no mercado.
    - Inovação de Processo que é caracterizada pela introdução de um novo ou melhor método de produção ou de distribuição.

  • 19. O que são os Ensaios Laboratoriais?

    Possuímos laboratórios de análises microbiológicas e físico-químicas em alimentos e bebidas e ensaios de blocos e telhas cerâmicas, creditados pelo INMETRO.

    Também executamos ensaios físicos, térmicos, químicos, mineralógicos e calcimetria em solos, ensaios blocos e telhas de concreto, corpo de prova de concreto, placas cerâmicas, solo-cimento, pavers e ensaios da Norma de Desempenho.

  • 20. O que são os Programas SENAI?

    São consultorias e soluções em gestão do processo produtivo, que busca aumentar a produtividade e reduzir os custos das Empresas de Mato Grosso do Sul.

    Atualmente contamos com:
    - Programa SENAI de Manutenção Industrial;
    - Programa SENAI de Gestão Energética;
    - Programa SENAI de Logística e
    - Programa SENAI de Gestão Ambiental.

  • 21. O que é o Edital SENAI SESI de Inovação?

    O edital é uma iniciativa do SENAI e do SESI de abrangência nacional para promover o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores em empresas de todo porte do setor industrial e Startups de base tecnológica.

    Podem participar as empresas que, em parceria com pelo menos uma Unidade SENAI, desejem desenvolver e implementar um projeto inovador que gere novos negócios com um produto/processo/serviço, promova a melhoria na produtividade ou impacte positivamente na saúde e segurança dos seus trabalhadores.

    Saiba mais em www.editaldeinovacao.com.br

Deixe uma Mensagem

Preencha os dados abaixo com sua dúvida, necessidade ou sugestão e em breve entraremos em contato.

        

account_circle
phone
email
É de qual Estado?
E cidade?
Qual o assunto?
Para qual unidade?
message