Home / Notícias

Notícias

Alunos de curso técnico do Senai de Maracaju participam de exposição de EPIs
|10 de abril de 2017|

Alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho do Senai de Maracaju receberam treinamento sobre a importância do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual). As aulas foram ministradas pelo instrutor Oséias Carvalho Rodrigues com EPIs fornecidos pela empresa Priore EPI. De acordo com o instrutor, o objetivo da exposição foi mostrar a importância de cada EPI apresentado, além do funcionamento na prática. As aulas foram desenvolvidas em forma de exposição do material e exposição dos itens pelos alunos.

“O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas como acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho”, esclareceu Oséias.

O uso dos equipamentos de proteção é determinado pela NR 6, que estabelece que os EPIs sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa. É obrigação dos supervisores e da empresa garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual. Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização.

Os alunos aprenderam que os equipamentos de proteção individual devem ser mantidos em boas condições de uso e precisam ter um Certificado de Aprovação do órgão competente para garantir que estão em conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho. Os futuros profissionais devem garantir que empregados e empregadores compreendam a importância do uso de equipamentos de proteção no dia a dia da empresa.


Mais Imagens