Notícias

Processo Seletivo
Notícias da FIEMS
Alunos do Senai de Maracaju criam vitrine que atrai cliente para lojas
10-04-2017

Utilizar o conhecimento como ação prática é transformadora. Esse foi o desafio proposto aos alunos do curso Técnico em Administração do Senai de Maracaju, que, seguindo a proposta do professor da disciplina de Administração Mercadológica, Areovaldo Rodrigues Júnior, desenvolveram uma exposição de vitrines, que contou, ainda, com a colaboração de alunos dos cursos de Automação e Eletrotécnica.

Segundo o professor Areovaldo, o objetivo da disciplina é formar profissionais capazes de criar e projetar vitrines adequadas aos perfis das lojas, de modo a atrair os clientes à compra aplicando técnicas básicas de composição, montagem e iluminação de vitrines; orçar projetos de vitrine, considerando a viabilidade financeira do projeto; executar projetos de vitrine, aplicando as técnicas de proporção, equilíbrio, luz, cor, textura e percepção. 

Os alunos aprendem na prática a orçar projetos considerando a viabilidade financeira, criar e projetar vitrines aplicando técnicas de proporção, equilíbrio, luz, cor, textura e percepção. “O comércio investe em ações voltadas ao produto no ponto de venda que fazem a diferença na hora da decisão de compra. Esse fator promove o aumento da procura por profissionais qualificados que integrem às equipes de Visual Merchandising. Nestas equipes o vitrinista tem papel fundamental na composição de vitrines criativas, equilibradas e atrativas”, explica o professor. 

Segundo Aerovaldo a aula foi desenvolvida com a apresentação da teoria em sala de aula e planejamento, simulação por meio de um painel integrado e, na parte prática, a montagem da vitrine. “O objetivo da aula foi o ensinamento da unidade curricular de administração mercadológica, colocando em prática os conhecimentos adquiridos”, explicou o professor. 

“Como a administração mercadológica é uma das áreas ligadas à administração de empresas, é de grande importância que o profissional de marketing tenha também os conhecimentos de administração de empresas. Marketing não se refere apenas à propaganda e a publicidade, e sim a um campo complexo de análise de mercado implantando estratégias que levem ao consumidor um composto de fatores que influenciam em sua decisão de compra. A administração é o ato de analisar, planejar, organizar, executar e controlar as estratégias organizacionais. Dessa forma, a administração mercadológica visa gerenciar todo o planejamento do mercado a fim de realizar uma detecção mercadológica das necessidades do consumidor e levar a ele os produtos ou serviços da forma que o mesmo deseja”, emendou o professor sobre a importância que a teoria tem no dia a dia do comerciante. 

Para o aluno do curso Técnico em Administração, Adelmo Lopes Silva, 17 anos, teoria e prática caminharam lado a lado durante a atividade proposta. “A teoria foi muito bem apresentada e a prática agregou conhecimento juntamente com o assunto abordado em sala de aula”, disse ele. Para a aluna Daiana Aguiar Souza, 24 anos, experiência “trouxe conhecimento sobre vitrinismo dentro da unidade de administração mercadológica”.