Home / Notícias

Notícias

Escola Senai da Construção recebe workshop de implementação de nova metodologia
|29 de novembro de 2017|

A Escola Senai da Construção recebe, nesta quarta-feira (29/11), a partir das 18 horas, o 1º Workshop de Implementação do BIM (Building Information Modeling), que, na tradução livre, significa “Modelagem da Informação da Construção” ou “Modelo da Informação da Construção” e é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de uma obra. 

O evento é realizado pelo Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção de Mato Grosso do Sul) em parceria com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e Senai, tendo como objetivo democratizar o conhecimento sobre BIM e dar subsídio à implementação da metodologia nas empresas do segmento da construção civil.

O BIM reúne políticas, processos e tecnologias que, combinadas, geram uma metodologia para gerenciar o processo de projetar uma edificação, sendo progressivo e possibilitando a modelagem, o armazenamento, a troca, a consolidação e o fácil acesso aos vários grupos de informações sobre uma obra.

Durante o workshop serão apresentados aos empresários do segmento o potencial transformador dessa metodologia para a criação de um grupo de trabalho, visando estruturar um plano regional de implementação do BIM, de forma sistêmica e progressiva. 

Dentre os temas que serão aqui abordados, destacam-se: a coletânea de implementação do BIM para construtoras e incorporadoras, com conteúdo prático para adesão a esta inovação; o papel dos desenvolvedores de softwares BIM; e a apresentação de experiências bem-sucedidas de empresas do segmento da construção civil.

Palestrantes

O evento terá palestra com o consultor da CBIC para o BIM, arquiteto Rogério Suzuki, que é mestrando em Inovação pela USP e coordenador técnico da Academia BIM do Sinduscon/SP, e, em seguida, com o gerente comercial de novos negócios da Bentley Brasil, Leonardo Tavares, para mostrar o papel dos desenvolvedores de softwares BIM. 

Logo depois tem a apresentação de Victor Diniz, que é especialista técnico em AEC Autodesk e engenheiro projetista de infraestrutura rodoviária e ferroviária, atuando no mercado de infraestrutura desde o início de sua carreira profissional. 

Para trocar experiências de serviços especializados, o evento terá a participação do diretor da empresa Quattro D, Rodrigo Girardi, que é bacharel em Desenho Industrial e atua desde 1998 no mercado de tecnologia voltado para projeto e engenharia.

Além disso, para compartilhar experiência bem-sucedida em construtora, o workshop ainda terá o diretor-técnico da Sinco Engenharia, Paulo Sanches, que é vice-presidente de tecnologia e qualidade do Sinduscon-SP, líder do projeto de disseminação do BIM da CBIC/Comat e membro do conselho deliberativo da ABNT.

Serviço – A Escola Senai da Construção fica na Avenida Rachid Neder esquina com a Rua Caxias do Sul, no Bairro Coronel Antonino, em Campo Grande (MS)


Mais Imagens