Home / Notícias

Notícias

Alunos do Senai de Campo Grande conhecem tecnologias oferecidas pelo Senai Empresa
|11 de abril de 2018|

Uma equipe do Senai Empresa apresentou aos alunos do curso de técnico em eletrotécnica do Senai de Campo Grande as técnicas utilizadas nas indústrias pelo PSMI (Programa Senai de Manutenção Industrial), como termografia, análise de Vibrações, e o SSMI (Sistema Senai de manutenção Industrial). 

Segundo o engenheiro do PSMI, Leonardo do Santos Teixeira, os alunos demonstraram grande interesse uma vez que muitos deles já presenciam em rotinas nas indústrias em que trabalham problemas de manutenção conforme citado na apresentação. “Mediante a aplicação de técnicas de manutenção preditivas e por meio de um sistema de gestão de manutenção de ativos iterativo como o SSMI, as tomadas de decisões nas indústrias passam a ser definitivamente assertivas”, destacou.

Ele ainda explicou que a termografia é uma técnica para a identificação de anomalias em máquinas e instalações visando prevenir falhas em componentes elétricos e mecânicos. A análise de vibrações visa a o diagnóstico de defeitos em componentes mecânicos nos equipamentos, como redutores, bombas e turbinas. “Para consolidar as informações das manutenções e ativos, o Senai desenvolveu o SSMI. Com este sistema, é possível gerenciar ativos, materiais, frotas através de ordens de serviços e indicadores, visando o planejamento e controle da manutenção”, completou.

Na avaliação do instrutor Edilson Gomes da Cunha, a apresentação permitiu que os alunos tivessem acesso a equipamentos de alta tecnologia, reforçando a qualidade da formação oferecida pelo Senai. “A apresentação do Senai Empresa abordou a área de gestão de manutenção desde a área de plataformas mostrando a indústria 4.0 e dando oportunidade para que nós tivéssemos contato com equipamentos que poucos profissionais têm acesso, a menos que atuem em indústrias multinacionais ou empresas que visam certificação internacional”, afirmou. 

Na avaliação do aluno Renato Gerson, a atividade foi bastante interessante. “Pudemos ver equipamentos de avaliação preventiva, mostrando que é possível analisar o sistema para fazer uma futura manutenção. O que mais chamou minha atenção foi a câmara termográfica, que mostra a temperatura, e o analisador de vibração dos motores”, disse.

Já o aluno Rodrigo da Rocha classificou a apresentação como clara, técnica e produtiva para todos, destacando a oportunidade de conhecer de perto produtos de alta tecnologia. “Os equipamentos apresentados trazem agilidade na hora de encontrar o problema e não se perde tempo fazendo testes, trazendo mais segurança tanto para o profissional como para o cliente”, finalizou. 

 


Mais Imagens