Home / Notícias

Notícias

Senai realiza aula inaugural do curso de introdução em sistemas fotovoltaicos em Bonito
|05 de dezembro de 2018|

O Senai de Maracaju realizou na última segunda-feira (03/11) a aula inaugural do curso de introdução em sistemas fotovoltaicos oferecido no município de Bonito. O objetivo da atividade, que é tradição da instituição, é promover a integração entre os alunos, além de ser um momento de esclarecer a respeito da missão do Senai e do curso. 

Segundo o gerente do Senai de Maracaju, Gilberto Evidio Schaedler, a energia fotovoltaica passou de uma técnica considera futurística, para uma necessidade fundamental para a sobrevivência sustentável do planeta. “Esta foi a evolução da energia fotovoltaica. Estamos no tal futuro, e não é mais possível imaginar o planeta sem uma tecnologia que permita gerar uma energia elétrica limpa e sustentável. Investir nesta cadeia de produção é investir em melhoria para a população e inclusão social”, afirmou.

A coordenadora pedagógica do Senai de Maracaju, Luciana Pereira Leonardo, destacou a crescente demanda global por energia. “A importância do impacto sobre a sociedade e o meio ambiente reforça a necessidade cada vez maior de utilizar uma fonte de energia, sendo a energia solar esta fonte inesgotável. Para isso é necessário estar se capacitando através destes cursos voltados para a energia fotovoltaica”, ressaltou.

 O instrutor Renato Garbellini também comentou sobre o grande potencial de energia fotovoltaica do Brasil. “O nosso país está em uma zona de maior potencial em relação aos demais países. Além disso, a energia solar também compreende uma indústria de amplo conteúdo tecnológico e de geração de emprego e renda”, salientou. 

Na avaliação do aluno Joacyr Scardin da Silva, a aula foi bastante interessante para atualizar os alunos. “Como atuo na área de instalação elétrica, tenho a pretensão de elevar o conhecimento técnico sobre energia fotovoltaica, novas técnicas, métodos e aplicação. Quero aprimorar os conhecimentos já adquiridos pelos anos de profissão que tenho e descobrir novas metodologias de geração de energia”, disse. 

Para o aluno  Waldomiro Ferreira Caldas Neto, o objetivo com o curso é aprender a instalar e direcionar sistemas de geração de energia para instalações residenciais e empresariais. “Quero poder utilizar no dia a dia da empresa, uma vez que utilizamos na empresa energia solar para a alimentação de repetidoras de internet e alimentação de iluminação de POPs”, comentou.

 


Mais Imagens