Home / Notícias

Notícias

Para presidente do Sindivest-MS, novo laboratório do Senai Cetiqt beneficiará indústrias de MS
|07 de dezembro de 2018|

O Senai Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), localizado no Rio de Janeiro, inaugura no dia 18 de dezembro o Fashion Lab, um espaço aberto e colaborativo para a realização de experimentos que utilizem tecnologias inovadoras destinadas à indústria da moda. O novo espaço irá beneficiar também as indústrias sul-mato-grossenses, já que o Senai de Mato Grosso do Sul desenvolve diversas parcerias com o Senai Cetiqt. 

Na avaliação do presidente do Sindivest-MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Fiação e Tecelagem de MS), José Francisco Veloso, o novo ambiente de pesquisa pode ser utilizado em rede, contribuindo com as indústrias de todo o País no desenvolvimento de coleções e tendências do mundo da moda. “O Senai de MS foi credenciado para ser polo do Cetiqt, podendo oferecer todo o portfólio de produtos e serviços do Centro de Tecnologia, que é referência em educação, tecnologia e inovação para a indústria brasileira”, afirmou. 

Sobre o Fashion Lab

A ideia é que o Fashion Lab seja utilizado por todos os elos da cadeia têxtil e de confecção. São 400m² de área, destinada à criatividade e inovação. No espaço, haverá impressoras 3D e 4D multimateriais, cortadora a laser, cortadora de vinil, fresadora de alta precisão, máquina de costura de ultrassom, plotter da Audaces, além de outros recursos para planejar, desenvolver, construir e validar novos projetos e produtos. Será possível realizar projetos de manufatura aditiva, fabricação digital para desenvolvimento de produtos, acessórios, aviamentos, calçados, entre outros.

No Fashion Lab os usuários contarão também com uma área de “Simulação de Ponto de Vendas”, que consiste em um ambiente de realidade virtual onde será possível pensar estratégias de comercialização e interação entre consumidor, produto e marca.

Já em outro ambiente ficará a Fábrica Modelo, com maquinário completo e novas tecnologias para experimentação de técnicas mais enxutas de confecção. Neste espaço, serão ofertados serviços como aplicação dos conceitos Lean, fluxo contínuo, estudo de tempos e métodos, balanceamento da célula, menor desperdício e maior produtividade.

O ambiente terá também um espaço de co-working, onde profissionais, empresas e estudantes do Senai Cetiqt poderão trocar experiências e até mesmo encubarem uma ideia, seja para o desenvolvimento de soluções, novos produtos, ou estratégias de sustentabilidade, por exemplo. No local haverá ainda a “Arena Central”, um espaço com tela de projeção 360°, para debates, palestras e apresentações de projetos em inovação.

 


Mais Imagens