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Edital de Inovação para a Indústria seleciona projetos de startups que utilizem impressão 3D em calçados
|10 de dezembro de 2018|

Impressoras 3D são capazes hoje de imprimir quase tudo: de paredes a alimentos. O uso dessa tecnologia no mercado de calçadista é foco do desafio lançado pela FCC, especializada em componentes e adesivos para calçados, por meio do Edital de Inovação para a Indústria. A empresa vai selecionar até três startups que apresentem projetos para impressão de solados com foco no design e na redução de peso do produto. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro no site do Edital.

Cada proposta escolhida terá financiamento de até R$ 200 mil e será executada durante 12 meses. A startup parceira será suprida pela FCC com os materiais necessários para desenvolvimento do projeto, assim como com a expertise da empresa em ciência dos materiais, caso seja necessário ajustar suas propriedades. A chamada também busca soluções inovadores em design de um solado que não poderia ser fabricado com processo usal de injeção. Os produtos devem ser funcionais, atendendo os requisitos usuais.

A manufatura aditiva, uma das tecnologias da chamada Indústria 4.0, deposita, camada a camada, material para elaboração das peças. Seu uso permite maior flexibilidade e agilidade no desenvolvimento de novos produtos. O objetivo da chamada é desafiar startups a utilizarem essa tecnologia com elastômeros termoplásticos e outros materiais de dureza baixa, processo ainda difícil de ser realizado. A avaliação é que os projetos vão beneficiar toda a indústria calçadista. O Brasil é o quarto maior produtor de calçados do mundo, com 900 milhões de pares ao ano.

Etapas

Na primeira fase de seleção, serão escolhidas 10 startups, que passarão para uma segunda etapa. A escolha das vencedoras será feita pela FCC e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).  Os projetos serão desenvolvidos na rede de 26 Institutos SENAI de Inovação e de 58 Institutos SENAI de Tecnologia espalhados pelo país.

Segundo Julio Schmitt, diretor de Inovação e Operações da FCC, a empresa “acredita que a manufatura aditiva é o futuro da indústria, e que a impressão 3D é um dos caminhos que a indústria do calçado trilhará em busca desse objetivo”. Ele ressalta ainda que o “futuro também será construído com sinergias, obtidas por meio de iniciativas de inovação colaborativa, processo que FCC quer fazer parte”. “Para atingirmos nossas ambições, nos aliamos ao SENAI, ao Sebrae e ao SESI, aproveitando a experiência e abrangência dessas instituições, para lançar o Edital, buscando dar início nessa jornada na cadeia calçadista”, completa.

O gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim, destaca o estímulo do Edital de Inovação a projetos relacionados à indústria 4.0. “Um dos grandes objetivos do Edital é aproximar grandes indústrias de startups para desenvolvimento da indústria 4.0. Acreditamos que a chamada da FCC vai justamente nesse sentido. Certamente vai acelerar o desenvolvimento de novos produtos e conceitos por meio de parceria com startups”, destaca.

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do SENAI, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (SESI). Na edição de 2018, a iniciativa possui cinco categorias, entre as quais a categoria C: Empreendedorismo Industrial, que busca estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas.

Sobre a FCC

A empresa é uma das maiores fornecedoras de adesivos e termoplásticos para calçados do mercado latino. É a fabricante de elastômeros termoplásticos mais diversificada da América Latina, com experiência de mais de 35 anos. Seus produtos estão presentes em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas globais de calçados esportivos. A FCC é a principal fabricante de argamassa polimérica, vedação para silos e para carrocerias da região.


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