Home / Notícias

Notícias

IST Alimentos e Bebidas faz evento de implantação de 5S em supermercados
|14 de dezembro de 2018|

O IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas), localizado em Dourados (MS), realizou, na última quarta-feira (12/12), o evento “Organize–se”, que teve como objetivo de apresentar a metodologia 5S em supermercados da região como forma de padronizar e orientar a aplicação e o gerenciamento da ferramenta dentro das empresas. 

Segundo o supervisor de consultoria do IST Alimentos e Bebidas, Lucas Alves Gomes, o evento foi desenvolvido a partir de uma demanda do segmento, que vem observando a grande importância que a metodologia do 5S pode agregar no ambiente de trabalho, trazendo resultados significativos. “Utilizamos a equipe de consultoria para realizar a apresentação e a dinâmica, com o intuito de passar a todos como foi a aplicação na prática e as experiências que o Instituto já tem no ramo”, afirmou.

A consultora do IST Alimentos e Bebidas Poliane Alves de Oliveira reforçou que a ideia do evento foi desafiar os empresários e os colaboradores a enxergar seu ambiente de trabalho de uma forma diferente, quais são os pontos de melhorias e além disso mostrar para eles os conceitos da ferramenta 5S, que é uma ferramenta de qualidade desenvolvida no Japão capaz de solucionar muitos problemas por meio da organização, limpeza e padronização. 

“Realizamos também uma dinâmica com o objetivo de instigar os participantes a compartilhar conosco os principais pontos de melhorias, os problemas recorrentes de vários segmentos. A dinâmica foi de suma importância, pois os pontos levantados nos proporcionam trabalhar de forma personalizada a cada necessidade das empresas participantes”, acrescentou Poliane Alves. 

Na avaliação do gerente da casa de carne Bistecão, Pedro Henrique, o “Organize- se” foi uma oportunidade de complementar os trabalhos na empresa, abrindo novas portas e sugerindo melhorias. “Foi uma capacitação muito voltada para a organização, limpeza, mudança de cultura, vindo de encontro com o objetivo da empresa que é crescer no mercado. Percebi que a nossa empresa ainda é falha e vamos trabalhar para melhorar e sempre teremos o Senai como nosso parceiro com seus serviços de consultorias”, disse.

Já a coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade do Grupo ABV, Marly da Silveira, declarou ter se surpreendido com a qualidade do evento. “A empresa onde trabalho já aplica o 5S nas nossas lojas, mas vir aqui buscar esse conhecimento fez toda a diferença, pois nunca sabemos tudo o 5S nas empresas é um diferencial. Com certeza estamos levando experiências, agregando valores”, finalizou.

 


Mais Imagens