Home / Notícias

Notícias

Senai e IEL apresentam a alunos da Rede Estadual alternativas para inserção no mercado de trabalho
|11 de abril de 2019|

Conseguir ingresso no mercado de trabalho não é tarefa fácil e, pensando nisso, o Senai e o IEL estiveram, nesta quinta-feira (11/04), na Escola Estadual Hércules Maymone, para apresentar aos alunos do programa AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem), da Rede Estadual de Ensino, alternativas para conseguir um emprego, como cursos de qualificação profissional do Senai e o programa de estágio do IEL.

Ao abrir o encontro, a relações com o mercado do Sistema Fiems, Karla Cavalcante, explicou aos estudantes sobre o Sistema Indústria, destacando a função do Sesi, Senai e IEL. “Entre as nossas atividades, temos o Senai, que oferece soluções para as indústrias e também cursos de qualificação profissional, que são uma excelente oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho e, muitas vezes, já sair empregado. Temos esse contato direto com a indústria e ofertamos cursos para atender a demanda dessa indústria”, afirmou.

Em seguida, foi a vez do relações com o mercado do Sistema Fiems, Thiago Iralá Capilé explicar sobre o programa de estágio do IEL. “Nós sabemos como é difícil conseguir um emprego, principalmente quando não se tem nenhuma experiência, por isso o estágio é uma excelente oportunidade de conseguir esse primeiro contato com o mercado de trabalho e também para conhecer esse mundo e se conhecer melhor, descobrindo em qual área deseja atuar”, ressaltou.

Repercussão

Na avaliação da psicóloga educacional do AJA, Michele Abdo, receber a equipe do Sistema Fiems, é uma forma de motivar os alunos, que têm em média 16 e 20 anos de idade. “Sabemos da credibilidade do Senai e do IEL e pedimos que eles viessem à nossa escola conversar com nossos alunos, que estão no Ensino Médio e estão na idade de começar a trabalhar”, comentou.

Para o aluno Dayron Ferreira receber representantes do Senai e do IEL foi uma forma de conhecer e se interessar mais por cursos além da escola. “Achei muito legal, porque já tinha ouvido falar do Senai e do IEL, mas não sabia muito bem como eles trabalhavam. Acho que a vinda deles aqui fez a gente se interessar mais pelas opções de cursos e até de estágio”, disse.

Já o aluno Felipe Mateus Lopes de Arruda destacou os cursos de qualificação apresentados pelo Senai. “Eu achei muito legal. Sabia que o Senai existia, mas vendo as fotos dos laboratórios e das oficinas fiquei muito interessado. Quero muito fazer o curso de mecânica de automóveis e me especializar nessa área”, finalizou.


Mais Imagens