Home / Notícias

Notícias

Confira 4 vantagens de fazer o Plano de Manutenção, Operação e Controle de ar condicionado
|10 de junho de 2019|

Pela legislação, as empresas, desde junho de 2018, são responsáveis pela qualidade do ar de seus ambientes climatizados e todos os edifícios de uso público e coletivo que possuam sistema de climatização com capacidade igual ou acima de 60.000 BTU/H devem possuir o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), medida que visa a verificação do estado de limpeza, conservação e manutenção da integridade dos equipamentos de ar condicionado.

Segundo o coordenador do PSMI (Programa Senai de Manutenção Industrial) do Senai Empresa, Jeancarlos Lucietto, a finalidade é que os equipamentos e estruturas envolvidos no processo de climatização estejam livres de fungos, bactérias, ácaros, entre outros. “Para isso devem ser padronizadas as rotinas de limpeza e análise da qualidade do ar interior por meio de um PMOC e o Senai Empresa realiza a implantação completa do PMOC nas indústrias e demais empresas e conta atualmente com profissionais capacitados e legalmente habilitados”, destacou Jeancarlos Lucietto, que acrescentou quatro vantagens em realizar o PMOC. 

Confira abaixo:

1 - Ar livre de contaminação

A partir do momento em que várias pessoas estão juntas em um mesmo ambiente fechado, se torna muito mais fácil a transmissão de algumas doenças oriundas da má qualidade do ar como as provocadas por fungos, bactérias, ácaros, entre outros. Com a implementação de um PMOC, é possível ter um maior controle desses fatores, aumentando a qualidade do ar no ambiente.

2 -  Aumento de vida útil dos equipamentos

A durabilidade de um equipamento, seja ele qual for, está intimamente ligada à como é feita a sua manutenção. Com os equipamentos de ar-condicionado não é diferente. Mantendo as manutenções em dia é possível reduzir falhas nos equipamentos e garantir o conforto térmico dos ambientes. 

3 - Redução dos gastos com energia elétrica

Todo equipamento trabalha com mais facilidade se estiver com sua lubrificação, limpeza e manutenção sendo feitos regularmente. A partir do momento em que você não oferece boas condições para o seu equipamento, ele acaba sendo “forçado” a trabalhar mais, e consequentemente consumindo mais energia elétrica para compensar esse esforço extra. 

4 - Atendimento a legislação

O PMOC é obrigatório quando um estabelecimento ultrapassa a carga térmica de 60.000 Btu/h (5 TR), a lei 13.589/2018 é fiscalizada pela Vigilância Sanitária, com o valor da autuação podendo chegar a R$ 200.000,00.

Implementação

O Senai Empresa realiza a implantação completa do PMOC nas indústrias e demais empresas e conta atualmente com profissionais capacitados e legalmente habilitados para garantir que os sistemas de climatização operem na melhor condição possível. 

“Entre as ações que fazem parte do serviço oferecido pelo Senai estão a implantação e manutenção dos planos para sistemas de climatização, a gestão e validação periódica da execução do PMOC e a organização e padronização das informações de todos os procedimentos executados”, completou Jeancarlos Lucietto.

Ele destaca que a instituição ainda oferece a ferramenta de gestão de ativos SSMI (Sistema Senai de Manutenção Industrial), que é um software que garante a correta organização e controle das ações relacionados ao PMOC.

Serviço – Mais informações sobre a consultoria de PMOC pelo site www.senaiempresa.ms.senai.br/psmi, pelo telefone (67) 3311-8500 ou pelo e-mail senaiempresa@ms.senai.br


Mais Imagens