Home / Notícias

Notícias

Cursos de mecânica do Senai passam a contar com scanner automotivo de última geração
|02 de agosto de 2019|

Alunos dos cursos da área de mecânica automotiva do Senai de Campo Grande passam a contar com um importante recurso para estarem alinhados com o domínio de novas práticas, tecnologias e instrumentos de produção: um scanner automotivo PDL 5600, equipamento de última geração compatível com mais de 30 mil sistemas encontrados em veículos nacionais e importados de 42 montadoras.

Graças a uma parceria com o Senai, o equipamento foi doado pela representante da Snap-on (fabricante do PDL 5600) em Mato Grosso do Sul, a Nucahu, e foi entregue aos alunos nesta quinta-feira (1º/08) pelo diretor-regional Rodolpho Caesar Mangialardo e pelo distribuidor local da empresa Paulo César Feitosa. 

“Essa é mais uma parceria firmada pelo Senai para oferecer aos nossos alunos equipamentos de ponta, que os preparem para a consolidação de tecnologias disruptivas e de ponta rumo à Indústria 4.0”, declarou Rodolpho Mangialardo aos alunos durante a entrega e apresentação do scanner aos alunos.

Paulo César Feitosa explica que a Snap-on, por meio da Nucahu, atua em conjunto com as grandes instituições educacionais do país de forma a disseminar o uso de ferramentas de ponta para uso profissional no setor automotivo. 

“A Nucahu já disponibilizou para o scanner para grandes escolas do Brasil todo e, ao conhecer o trabalho do Senai no Estado, iniciamos as tratativas para trazer e este instrumento e aprimorar o conhecimento dos alunos sobre ele”, pontuou Paulo Feitosa.

O gerente da Faculdade do Senai da Capital, Hélio Vilaça, destacou que os alunos dos cursos técnicos, de qualificação e aprendizagem industrial serão contemplados com a capacitação para fazer uso do equipamento. 

Instrutor dos cursos de mecânica automotiva do Senai, Edgar Araújo considera que os alunos que desejam empreender neste segmento saem na frente ao dominar uso desta tecnologia. “Não é qualquer pessoa que tem condições de operar, exige uma qualificação. O scanner é usado nos grandes centros automotivos por facilitar e agregar valor ao trabalho do mecânico, mas não adianta o profissional adquirir se não souber opera-lo”, pontua.

O PDL 5600 é capaz de diagnosticar motivos das falhas de veículos em questão de segundos. Os testes guiados mostram como testar, onde conectar e o que procurar para identificar estas falhas. O scanner analisa inúmeros sistemas - motor, transmissão, airbag, ABS, carroceria, direção, suspensão, TPMS, veículos híbridos, iluminação, assistente de estacionamento, sistema de climatização entre outros - e permite ao profissional finalizar o trabalho mais rápido e com funções essenciais de nível de montadoras.


Mais Imagens