Home / Notícias

Notícias

Senai de Dourados realiza aula inaugural de cursos de qualificação profissional em aldeia indígena
|13 de agosto de 2019|

O Senai de Dourados realizou, na última segunda-feira (12/08), a aula inaugural dos cursos de mecânica básica de veículos leves e mecânica básica de motocicletas, que serão oferecidos para a comunidade da aldeia indígena Bororó, localizada no município. Os cursos são fruto de uma parceria entre o Senai e a prefeitura, com aporte financeiro do Itaú Social.

Segundo a coordenadora pedagógica do Senai de Dourados, Ligia Magna Moreira Lima, os alunos das capacitações participam do Projeto Arandu Ambue, que promove atividades sócio-educativas com os jovens da aldeia. “Nosso objetivo é levar perspectivas de futuro para os indígenas da região. Queremos que eles despertem para a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho, além do fortalecimento dos vínculos comunitário”, afirmou.

Na avaliação da psicóloga do Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) – Equipe Casos Indígenas, Ana Silvia Botareli Cesar, que também é executora das atividades socioeducativas semanais junto ao grupo Arandu Ambue, os cursos são fundamentais para dar oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho aos indígenas. “Na maioria das vezes eles não conseguem fazer uma qualificação profissional, porque os cursos raramente chegam às aldeias, então essa parceria entre a prefeitura, o Senai e o Itaú Social é extremamente importante”, considerou

Ana Silvia Botareli Cesar, psicóloga do Creas Equipe Casos Indígenas e executora das atividades socioeducativas semanais junto ao grupo, enfatizou a importância dos cursos para os indígenas que quase não tem oportunidade de qualificação profissional e nem mesmo de inclusão no mercado de trabalho.


Mais Imagens