Home / Notícias

Notícias

Senai Empresa apresenta em Congresso de Engenharia Mecânica soluções para segurança na agroindústria
|22 de agosto de 2019|

Como parte da programação do 19º Conemi (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial), que começou na última quarta-feira (21/08) e segue até sexta-feira (23/08) na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande (MS), o engenheiro mecânico e coordenador do PSMI (Programa Senai de Manutenção Industrial) do Senai Empresa, Jeancarlos Lucietto, ministrou nesta terça-feira (22/08) um minicurso para falar sobre as NRs (Normas Regulamentadoras) 12 e 13, que tratam da segurança na agroindústria.

Segundo Jeancarlos Lucietto, a ideia foi mostrar a aplicabilidade da Engenharia com foco em segurança para adequação de estruturas industriais e ligadas ao agronegócio. “A NR-12 trata de segurança em máquinas e equipamentos e a NR-13 trata de segurança na operação de caldeiras e vasos de pressão. O objetivo é mostrar as aplicações do engenheiro mecânico para isso”, afirmou.

Ele reforçou que é fundamental a realização de eventos que abordem esses assuntos, principalmente por causa das últimas atualizações. “As Normas Regulamentadoras são obrigatórias. Toda indústria e empresa precisa cumprir as exigências nas normas. O Senai então desenvolve um trabalho de mostrar para os empresários quais são as exigências, avaliar as estruturas que já existem para que eles se adequem à legislação”, explicou.

Repercussão

Para o engenheiro mecânico Douglas Moeller Diener, participar do minicurso é uma oportunidade de assimilar conhecimento. “Eu acho muito bom termos eventos que reúnem acadêmicos e profissionais para promover essa troca de experiências e informações. Além disso, houve uma alteração nas normas regulamentadoras e precisamos nos atualizar”, destacou.

Na mesma linha, o engenheiro mecânico Lucas Saldanha decidiu participar do minicurso como forma de se aperfeiçoar e conquistar melhores posições no mercado de trabalho. “Eu atuo mais com projetos, mas acredito que como a agroindústria é um setor importante para a nossa economia, posso conseguir oportunidades de emprego nessa área se me especializar nesse tipo de assunto”, finalizou.


Mais Imagens