Home / Notícias

Notícias

Senai de Três Lagoas qualifica funcionários de empresas parceiras com curso de NRs
|18 de fevereiro de 2021|

O Senai de Três Lagoas capacitou 108 funcionários de duas empresas parceiras como parte do aperfeiçoamento profissional sobre NRs (Normas Regulamentadoras). Com 10 dias de duração, os cursos estabelecem parâmetros para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores envolvidos direta e indiretamente na operação de máquinas e equipamentos no meio rural.

Os cursos apresentam aos trabalhadores métodos de implantação, manutenção e fiscalização de medidas de proteção necessárias nesses ambientes de trabalho. Os treinamentos voltados para a área de segurança, além de serem obrigatórios, ajudam o colaborador a reconhecer, avaliar e controlar possíveis riscos presentes no seu ambiente de trabalho, evitando assim acidentes e problemas maiores.

O instrutor do Senai em Três Lagoas, Carlos Augusto Serra da Costa, que é engenheiro de produção com especialização em segurança do trabalho, destaca os principais pontos abordados no curso e como esses ensinamentos podem melhorar os processos dentro das empresas. “O curso aborda a segurança em atividades junto ao equipamento, tanto na operação do equipamento, quanto na manutenção, seguindo as instruções normativas”, disse.

Ele completa que o Senai de Três Lagoas tem como diferencial a forma como os instrutores buscam o detalhamento dos procedimentos seguros por meio da interpretação da NR, bem como o conhecimento das atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho dos alunos. O torneiro mecânico Silvio José Silva, um dos alunos participantes do curso, destacou a metodologia das aulas e a estrutura oferecida pela instituição. 

“O Senai de Três Lagoas tem profissionais capacitados e ótima estrutura para nos oferecer. Estou adquirindo novos conhecimentos e tenho certeza que vão ajudar muito no meu trabalho”, completou Silvio Silva. A opinião dele é compartilhada pelo líder de manutenção Valdilei Acosta, que também fez o curso. “Equipe muito bem parada, com materiais apropriados, um ambiente favorável para nosso aprendizado”, explicou.

Já o instrutor Clóvis Cotrim, também do Senai de Três Lagoas, informa que são cinco modalidades de cursos, distribuís por seguimentos de atuação, como máquinas agrícolas, implementos agrícolas, operação de soldagem, reciclagem e operação de caldeiras. “No curso, os alunos também aprendem conceitos físicos que ajudam a entender o funcionamento das máquinas e etapas dos processos”, pontuou o engenheiro metalúrgico.

Na formação, são abordados os conceitos de transferência de calor envolvidos no processo de produção de vapor na caldeira, a importância de conhecer a relação entre as grandezas físicas pressão, volume e temperatura e como controlá-las. Isso cria no operador senso preventivo evitando falhas operacionais. “As aulas são muito dinâmicas e o instrutor envolve os alunos nas aulas práticas. Tenho certeza que foi um aprendizado muito importante para a minha carreira”, concluiu o operador de trator Anderson Luiz, destacando como o curso vai impactar no dia a dia de trabalho.


Mais Imagens