Home / Notícias

Notícias

Sistema FIEMS imuniza colaboradores de Corumbá e Três Lagoas contra a gripe
|03 de maio de 2021|

Como parte da campanha de vacinação contra a gripe, o SESI promoveu a imunização dos colaboradores do Sistema FIEMS nos municípios de Corumbá e Três Lagoas. A meta deste ano é vacinar quase 53 mil pessoas em Mato Grosso do Sul, a quantidade supera o dobro na comparação com o ano passado.
A campanha, que começou no dia 15 de abril, deve durar 90 dias e imunizar funcionários da indústria, colaboradores do Sistema FIEMS e familiares. Para o analista de gestão em SST do SESI, Ewerton de Oliveira Souza, o aumento das doses disponíveis neste ano indica também preocupação com o atual momento sanitário do País. “O aumento de doses este ano vem colaborar para o momento em que estamos vivendo de combate a pandemia da covid-19. Apesar de não ser a vacina contra a covid-19, a vacina colabora no sentido que previne doenças respiratórias causadas por Influenza e ajuda a eliminar outras suspeitas, já que a gripe pode ser uma fator confundido no diagnóstico da covid-19”.

Em mais uma etapa da campanha, agora foi a vez dos colaboradores do Sistema FIEMS em Corumbá e Três Lagoas serem imunizados. Os trabalhos foram realizados nas duas unidades quinta e sexta-feira (28 e 29/04), com agendamento para evitar aglomeração.  Em Corumbá foram 59 colaboradores e familiares imunizados contra Influenza. Em Três Lagoas foram 192 doses aplicadas, por lá foram atendidos colaboradores do SESI, SENAI, IEL e também familiares.

Leia também: saiba porque é importante a imunização contra a gripe


A segurança dos imunizados em meio à pandemia

Em meio à pandemia provocada pelo coronavírus a vacinação contra a gripe é uma maneira de aumentar a segurança do trabalhador e evitar casos mais graves de influenza. A diretora da Escola do SESI de Corumbá, Mirian de Jesus, falou sobre a importância da imunização de todos os colaboradores. “Eu considero muito importante essa prevenção, que mostra a preocupação com a saúde dos funcionários”.

Entre os imunizados em Corumbá está a orientadora da Escola do SESI, Karen Soares, que destacou a oportunidade de vacinar também os familiares. “A campanha mostra o cuidado que o SESI tem com seus colaboradores e reforçou a importância da vacinação. Foi ofertado a vacina contra H1N1 para os funcionários e para os dependentes com um valor acessível”.

Já em Três Lagoas, a diretora da Escola do SESI, Zuleica Alves Guimarães, falou sobre esse sentimento de segurança após a imunização. “Tenho muito orgulho de trabalhar no SESI, pois é uma empresa que se preocupa com o bem-estar e a saúde de seus colaboradores e familiares. Exemplo disso, é a ação de imunização de todos colaboradores contra a Influenza e a extensão, inclusive aos familiares. Meu esposo e minha filha também foram imunizados e isso nos dá maior tranquilidade com relação à saúde de nossa família, principalmente nesse momento de pandemia em que todos precisam estar bem com uma boa imunidade”.

Para quem atua diariamente com crianças, como a professora da Escola do SESI de Três Lagoas, Tatiana Santos Lírio, a imunização trouxe alívio e confiança. “Me sinto acolhida pela instituição, sobretudo, para poder exercer minha função de educadora com qualidade, impactando diretamente nos resultados do meu trabalho”.


Sentimento compartilhado com a colega de trabalho Elisandra Gomes dos Santos, coordenadora da Escola do SESI de Três Lagoas. “É muito importante sentir que a empresa para a qual dedicamos nosso empenho diariamente prioriza a saúde de seus colaboradores e familiares. Desse modo me sinto mais segura por conseguir imunizar a mim e a minha família, levando em consideração o momento em que vivemos”.

Na opinião da técnica de suporte da Escola do SESI de Três Lagoas, Gabriela Ferreira da Silva, enquanto a vacina contra a covid-19 não chegar, estar imunizada contra a gripe é um passo importante para garantir a saúde dos colaboradores e para reduzir a lotação nos hospitais.  "Estou me sentindo aliviada e grata à FIEMS pela preocupação com seus colaboradores, por que, além da prevenção do H1N1, faz com que duas epidemias não aconteçam juntas, facilitando, assim, o diagnóstico de quem vier a desenvolver a covid-19, pois os sintomas são bem semelhantes aos da gripe”.


Campanha de vacinação prioriza normas sanitárias

Neste ano, o SESI disponibiliza para seus colaboradores e para as indústrias de todo o Estado as vacinas do tipo trivalente e quadrivalente, que imunizam contra vírus da gripe, influenza A; influenza B, e uma segunda cepa do vírus da influenza B. A vacinação está sendo realizada nas próprias empresas credenciadas, sem ter a necessidade de deslocamento do trabalhador e evitando assim aglomeração.

 

 


Mais Imagens