Home / Notícias

Notícias

FIEMS Experience reúne empresários e consolida a Federação como indutora da inovação em MS
|20 de julho de 2021|

Empresários e gestores de diversos segmentos de negócios de Mato Grosso do Sul e do Brasil assistiram na noite desta terça-feira, dia 20, à primeira edição do FIEMS Experience, evento que abordou cases, estudos e informações relevantes sobre inovação. Realizado de maneira totalmente on-line, a “mesa redonda” reuniu virtualmente 150 participantes, que discutiram o tema “Startup e Inovação”.

Diante da escolha do tema, o evento foi transmitido e mediado a partir da Startup do Sistema FIEMS, sediada em Campo Grande. Falando em nome do presidente da FIEMS, Sérgio Longen, o superintendente do SESI, Régis Borges, afirmou que as discussões foram pertinentes e retratam o momento atual da economia. “Falamos sobre a transformação digital e como aplicá-la no nosso dia a dia. Como implantar a inovação e melhorar a prestação de serviço, os produtos oferecidos e nossos resultados. Abordamos, ainda, a mudança do modelo mental para a cultura de inovação. Foi muito importante discutir os novos modelos para a indústria e como a verticalização pode ser uma grande estratégia nessa virada”.

Ainda segundo o superintendente, a inovação é a aposta do Sistema FIEMS para alcançar a eficiência operacional. “A FIEMS aposta e investe nesse tipo de estratégia como por exemplo a nossa Startup, que oferece toda assistência e expertise para auxiliar as indústrias de Mato Grosso do Sul nessa busca por inovações para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e melhorar a competitividade”.

Por isso, no primeiro FIEMS Experience foram abordadas soluções, ressignificação do digital na cadeia de negócios desde a aquisição até a entrega ao consumidor.

O evento revelou-se ainda como uma oportunidade única para discutir as principais mudanças e impactos à economia após a superação da pandemia e, diante das reflexões, fazer networking. Por isso, também mereceu destaque a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, para quem o evento foi considerado fundamental diante da competitividade de Mato Grosso do Sul. “Temos aqui um ambiente de negócios extremamente favorável com operação no setor público e privado. Essa é a grande dinâmica da competitividade em Mato Grosso do Sul”.

Como painelistas do FIEMS Experience, estiveram presentes: o diretor geral América Latina da Titan International, Edson Tebaldi, o fundador da Sambatech, Gustavo Caetano, e o presidente da John Deere Brazil, Paulo Herrmann. Os três debateram com empresários e gestores convidados, trocando ideias, experiências e conhecimento. Também responderam a perguntas que resumiram os principais pontos para garantir inovação e competitividade.

Conforme o Paulo Herrmann, o Brasil passa por um momento de revolução e é preciso garantir a oferta de informações. “A boa notícia é que somos muito bons mesmo com o atual nível de eficiência que temos e imagino o resultado quando colocarmos toda a nossa potência em atividade”.

Já Edson Tebaldi falou sobre o trabalho da equipe de campo da empresa junto ao cliente e também sobre a visão em relação à verticalização na indústria na atualidade. "Uma equipe alinhada que conhece todo o processo resulta no desenvolvimento e aprimoramento do produto e consequentemente é empenhada em criar novas soluções".

E o processo nem sempre envolve recriar, como enfatizou Gustavo Caetano. "Inovação não é necessariamente inventar. Essa é apenas uma das possibilidades. Temos que pensar em inovação como a arte de simplificar processos, ampliar boas experiências e criar novos modelos. Para isso, é muito importante olharmos para outros segmentos e buscar inspirações que possam atender melhor nosso cliente".

Para o superintendente do SESI, Régis Borges, o evento demonstrou a importância da discussão de novas tendências e da resiliência do empresariado. E, pensando na necessidade do empresário, mais duas edições do FIEMS Experience serão promovidas em 2021. “A próxima edição está marcada para  setembro e abordará os caminhos para o pós-pandemia e o protagonismo das indústrias que investem em saúde. Já o último evento foi agendado para novembro e abordará os novos caminhos para a educação do futuro”.

Entre no Youtube e saiba o que foi discutido no FIEMS Experience:

Confira o currículo dos painelistas:

Edson Tebaldi (diretor geral América Latina da Titan International)

Possui formação em Engenharia Química com mais de 30 anos de experiência na indústria pneumática. Atua como diretor geral Latin America na multinacional Titan Pneus do Brasil, com sólida experiência como diretor de operações.

Mais de 20 anos trabalhando na Goodyear Brasil, sendo três anos destes atuando na sede da Goodyear em Akron – EUA, como gerente de desenvolvimento América Latina.

Gustavo Caetano (fundador da Sambatech)

Fundou a Samba Tech e transformou a startup mineira em líder na transformação digital na América Latina. Devido ao seu estilo inovador e ousado ele já compartilhou suas experiências em eventos no MIT, ONU e NASDAQ e foi nomeado o Empreendedor de Sucesso no Brasil em 2009 pela PEGN e Visa, além de melhor fundador pelo The Next Web em 2012.

Hoje, a empresa que fundou é reconhecida internacionalmente e tornou-se o principal Grupo de Internet B2B no continente, oferecendo soluções para mais de 500 clientes em oito países e operando com escritórios em Belo Horizonte, São Paulo e Buenos Aires.

Paulo Herrmann (presidente da John Deere Brazil)

Engenheiro Agrícola formado em 1979 pela Universidade Federal de Pelotas, com MBA em Gestão de Negócios. Filho de pequenos agricultores do interior do Rio Grande do Sul, construiu a sua formação no sistema de ensino público e possui uma bem-sucedida carreira em empresas de grande porte, nas áreas Vendas e Marketing, Planejamento Estratégico e Relações Corporativas.

 

Além disso, é diretor do COSAG/FIESP, vice-presidente do SIMERS e atua como membro de diversos conselhos consultivos de empresas públicas e privadas, entre outras funções de liderança desempenhadas no agronegócio brasileiro.

 

Confira os bastidores do FIEMS Experience


Mais Imagens