Home / Notícias

Notícias

É a vez delas: SENAI de Corumbá deu início ao curso inédito de Operadora de Mina
|21 de julho de 2021|

O SENAI deu início na segunda-feira (19), à capacitação da primeira turma do curso de Operadora de Mina. A qualificação é voltada para mulheres da região de Corumbá e Ladário. A parceria entre o SENAI e a empresa Vale vai capacitar 40 mulheres, 20 nessa primeira etapa com duração de 258 horas, totalmente de graça.

Conforme a gerente do SENAI, Silvana Araújo de Barros, o curso tem uma proposta inédita e enriquecedora para a região, que é fortalecer a atuação das mulheres à frente de cargos operacionais. “Nossa estrutura foi toda preparada e em parceria com a Vale. Iniciamos esse trabalho porque existe uma demanda muito grande na região e, até setembro, teremos 20 mulheres preparadas para atuar neste setor”.

Na aula inaugural, o supervisor de RH da Vale, Carlos Tessarolo, ressaltou a importância desse curso para ampliar o mercado profissional e aumentar a participação das mulheres em funções operacionais. “Nosso objetivo é trabalhar a diversidade de inclusão. Nós queremos mostrar para Corumbá qual é a vocação da cidade. Entendemos que o município precisa de mais incentivos nesse aspecto e com isso aquecer o mercado, incluir as mulheres, e nosso objetivo é fortalecer isso”.

Na avaliação do gerente de operação e manutenção da Vale, Odilon Silva, o curso vai promover uma verdadeira transformação na região. “O curso pretende buscar essa transformação cultural que queremos alcançar dentro da nossa empresa, quando falamos em uma turma só de mulheres é exatamente essa inclusão para termos um grupo de operadoras dentro da mineração, é um processo que vamos fomentar cada vez mais, precisamos buscar essa diversidade com base em tudo que essas mulheres podem agregar dentro do nosso ambiente de trabalho”.

Oportunidade que a aluna Suzi Guilherme abraçou com grande expectativa. Ela é uma das inscritas para essa primeira turma e está confiante que a formação vai proporcionar grandes oportunidades. A expectativa é entrar no mercado de trabalho e me tornar uma profissional melhor, quero muito conseguir uma vaga, vou me empenhar ao máximo por isso”.

Essa primeira turma vai até setembro e, após essa formação, a proposta é continuar a capacitação. O curso é dividido em três módulos, que são o básico, o introdutório e específico. As etapas vão abordar desde os fundamentos básicos da mineração, segurança e processos de uma mineradora até relações interpessoais e por último a parte prática, que trata da condução das máquinas, equipamentos e materiais da mina.

Ficou interessado, quer mais informações sobre o curso?

 Informações diretamente na secretaria do SENAI em Corumbá, que fica na Alameda São José, N.° 10, no bairro Maria Leite.

 


Mais Imagens