Home / Notícias

Notícias

Instalação da fábrica da Suzano vai provocar transformações sociais em Ribas do Rio Pardo
|30 de setembro de 2021|

Ribas do Rio Pardo se prepara para iniciar um ciclo de progresso econômico a partir da instalação da maior fábrica de celulose do mundo, pela Suzano. Só que essas transformações vão demandar mudanças culturais e sociais de uma cidade inteira, ao longo de vários anos. Pensando nesse desafio, o Sistema FIEMS tem atuado em conjunto com o poder público e a iniciativa privada para oferecer ferramentas que auxiliem nesse processo. 

Breno Heper Muzzi, gerente de Recursos Humanos da Suzano, explica que o Centro Integrado SESI SENAI – a ser construído no município – é um dos pilares dessa transformação social. “Nas primeiras conversas, vimos a necessidade de mudar a cultura do município. Sabemos que o SESI começa a mudar a cultura já entre as crianças, com o aprendizado na escola sobre indústria. Prontamente o presidente Sérgio Longen e toda sua equipe nos atendeu e trouxe esse apoio com a construção de um sistema integrado. Hoje tenho tranquilidade para informar aos candidatos a emprego na Suzano que Ribas tem um Centro Integrado. É um diferencial que a cidade terá”. 

Por iniciativa de Sérgio Longen, centros integrados levam ensino de excelência

Ao elogiar os esforços do setor industrial em levar educação de qualidade e capacitação profissional ao município, Jaime Verruck, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, recordou o período em que fez parte do quadro de diretores do Sistema FIEMS. Verruck lembrou que a ideia de integrar a atuação de SESI e SENAI partiu do presidente Sérgio Longen. “Quando chegamos no sistema, não havia centros integrados. Antes era preciso discutir primeiro para instalar o SESI. Depois discutir para instalar o SENAI. E se um ficou de um lado da rodovia, talvez o outro quisesse ficar do outro lado. Foi você que criou os centros integrados, Sérgio, gerando economicidade, eficiência e foco na educação. Parabéns ao presidente e a toda a diretoria do Sistema FIEMS”.

João Alfredo Danieze, prefeito de Ribas do Rio Pardo, prestou reconhecimento à Câmara Municipal, que prontamente aprovou o projeto de lei que autoriza a doação da área para a construção do Centro Integrado SESI SENAI. O chefe do executivo destacou a contribuição do Sistema FIEMS para a mudança de cultura no município. “A história não registra quem nunca fez nada. Essa é uma grande verdade. E hoje estamos registrando essa mudança comportamental. Essa mudança que vai fazer com que nossa mão de obra seja qualificada através da batuta do SESI e do SENAI, cuja excelência todos nós conhecemos”.

Trabalhador troca emprego em SP por curso de qualificação do SENAI

Mudar de vida é um desafio que muitas vezes exige renúncias em busca de um sonho. É o caso do piauiense Francisco da Rocha Filho, um dos 46 alunos do curso de silvicultura oferecido pelo SENAI em Ribas do Rio Pardo. Cinco anos atrás, ele deixou a terra natal para trabalhar na construção civil em Três Lagoas. Este ano, conseguiu um emprego no setor de celulose em Bauru, no oeste paulista. Quando soube da oportunidade de capacitação profissional para trabalhar na nova fábrica da Suzano, Francisco não pensou duas vezes: trocou Bauru por Ribas do Rio Pardo.

“Eu vim para Ribas com a intenção e o foco de entrar na empresa e ser mais um colaborador e integrante da família Suzano. Tenho esse sonho, já trabalhei na unidade de Três Lagoas, na área de manutenção, na oficina. Conheço todo o processo na área de celulose. Graças a Deus eu tive oportunidade de me inscrever e passar em todos os processos seletivos da empresa. Estou aqui para somar com a empresa e ser mais um da família Suzano e levar o progresso para o Brasil inteiro”.


Mais Imagens