Home / Notícias

Notícias

Prefeitura de Paranaíba concretiza doação de terreno à FIEMS para construção do CISS
|06 de outubro de 2021|

O presidente da FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, recebeu na Casa da Indústria nesta quarta-feira, dia 6, o prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz, para a assinatura do termo de doação do terreno onde será construído o CISS (Centro Integrado SESI SENAI) na cidade. 

A área de 8 mil metros quadrados está estrategicamente situada no Parque Industrial, ao lado das principais fábricas do município e com acesso à rodovia BR-158, uma das mais movimentadas do País. O terreno foi escolhido após visitação de seis áreas públicas sugeridas pela prefeitura.

Sérgio Longen agradeceu o empenho do chefe do executivo municipal em viabilizar, em conjunto com os vereadores, a doação da área ao Sistema FIEMS, e afirmou que o futuro centro integrado trará mais competitividade às empresas de Paranaíba. “É com esse objetivo que nos comprometemos a qualificar as pessoas. Esse ‘apagão’ da qualificação é nacional, as demandas das empresas estão por todo lado, e nós precisamos fazer o atendimento conforme as necessidades de cada região”.

Maycol Queiroz disse que a instalação do CISS de Paranaíba vai atender as carências da população, que busca qualificação profissional para atuar no setor industrial. “Será uma obra magnífica, fruto de 12 anos de luta da classe política e de anseios da população. Para chegarmos até aqui, contamos com o apoio da Câmara Municipal, que teve sensibilidade para aprovar por unanimidade e em regime de urgência o projeto de lei que autoriza a doação do terreno. Agradeço ao presidente Sérgio Longen por firmar essa aliança com o município e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, por fazer a interlocução entre a prefeitura e o Sistema FIEMS”.

O chefe do executivo veio acompanhado de uma comitiva formada pelo secretário municipal de Indústria e Comércio Edivando Quirino dos Santos; o procurador municipal Marcelo Facim; o presidente da Câmara Municipal Edmar Pires; os vereadores Gilson Santana, Andrew Robalinho e Fernando Castro; e o tabelião Rogério Nogueira Guimarães; entre outros convidados.

Autoridades destacam parceria da classe política local com o Sistema FIEMS

Jaime Verruck, secretário estadual de desenvolvimento econômico (Semagro), cumprimentou o Sistema FIEMS pela iniciativa de levar educação e profissionalização aos municípios. "Paranaíba tem um núcleo industrial muito forte, temos demanda de pessoas que precisam ser qualificadas, e a criação do centro integrado SESI SENAI permite que essas pessoas consigam acessar as vagas de trabalho. Isso vai representar aumento de emprego e renda".

Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa, elogiou os esforços da classe política local em buscar parcerias para desenvolver a indústria no município. "Paranaíba não foi escolhida por causa do prefeito, mas porque tem pujança e um povo trabalhador, que cumpre palavra. Pessoas que cumprem palavra modificam as relações institucionais, porque é muito difícil quando você combina com alguém e esse alguém não cumpre. Em Paranaíba temos políticos que cumprem a palavra, e o resultado está aqui".

SESI e SENAI apoiam o crescimento econômico de Paranaíba

As negociações para a implantação do CISS tiveram início em maio, quando Longen recebeu uma comitiva de gestores do município e conheceu um panorama das necessidades de ampliação do setor industrial na região. Assim que começarem as obras, a expectativa é de que sejam concluídas em 18 meses. O centro integrado irá oferecer cursos de formação profissional do SENAI e serviços de saúde, educação, cidadania e lazer do SESI. 

Paranaíba tem um grande potencial industrial com 106 empresas instaladas, que geram cerca de 2 mil empregos nessa área. O município responde por R$ 251,8 milhões em participação no PIB Industrial do Estado.

Sistema FIEMS expande unidades integradas por Mato Grosso do Sul

A expansão de unidades do CISS nos municípios sul-mato-grossenses faz parte dos projetos de retomada econômica em 2021 e integra o compromisso do Sistema FIEMS em dar suporte ao desenvolvimento da indústria no Estado.

SESI e SENAI já caminham juntos por meio de centros integrados em três municípios sul-mato-grossenses: Naviraí, Maracaju e Aparecida do Taboado. Na última quarta-feira, dia 28, Longen lançou a pedra fundamental para a construção do CISS em Ribas do Rio Pardo. A unidade vai atender as demandas surgidas pela instalação no município da maior fábrica de celulose do mundo, pertencente à Suzano. O Sistema FIEMS deve investir R$ 28 milhões na construção do CISS.

 

Veja galeria de fotos


Mais Imagens