Home / Notícias

Notícias

Escola SESI Campo Grande e SENAI formam primeira turma do Novo Ensino Médio em MS
|14 de janeiro de 2022|

Há três anos, a Escola SESI Campo Grande e o SENAI davam início a uma experiência pioneira em Mato Grosso do Sul: a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) - um modelo de aprendizagem que permite ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante durante o ensino médio regular. Os resultados dessa iniciativa começam a surgir: a primeira turma concluinte do NEM foi diplomada na Capital. SESI e SENAI largam na frente ao formar a primeira classe em Mato Grosso do Sul com base no novo modelo de ensino, em vigor no país desde 2017 por meio de lei federal.

A cerimônia de colação de grau foi realizada no auditório do SENAI Construção no último dia 15 de dezembro e contou com a presença de familiares, gestores e professores. Ao todo, nove estudantes receberam, além do tradicional certificado de conclusão do Ensino Médio, diplomas de técnicos de Redes de Computadores.

O diretor da Escola SESI Campo Grande, Murilo Augusto de Oliveira Junior, destacou que as instituições integrantes do Sistema FIEMS estão engajadas em promover educação de qualidade, tecnológica e inclusiva. “Fomos pioneiros na implantação do Novo Ensino Médio em todo o Brasil, em especial em Mato Grosso do Sul. O Novo Ensino Médio coloca o aluno como protagonista, e a escola contribui no desenvolvimento do seu projeto de vida por meio da proposta curricular. O estudante é quem decide qual área de conhecimento deseja aprofundar".

O Novo Ensino Médio apresenta ao aluno uma nova organização do conteúdo, mais flexível e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As disciplinas tradicionais dão lugar a áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, o que representa 60% da grade curricular. Os demais 40% ficam a cargo dos chamados itinerários formativos, que no caso da Escola SESI Campo Grande é a formação profissional em Técnico em Redes, oferecida pelo SENAI. Já a partir de 2022, os alunos terão à escolha cinco itinerários formativos: Ciências da Natureza, Matemática, Biotecnologia, Informática para Internet e Jogos Digitais.

O coordenador Patrick Ramalho menciona que é um orgulho realizar essa cerimônia de colação de grau com a primeira turma do Novo Ensino Médio de Mato Grosso do Sul. "Este é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que proporciona uma aprendizagem com contextos e aplicada ao cotidiano dos alunos, pois as disciplinas estão integradas nas suas respectivas áreas de conhecimento. O currículo do Novo Ensino Médio considera a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção do seu projeto de vida e para a transformação nos aspectos físicos, cognitivos e sociemocionais".


Mais Imagens