Home / Tecnologia e Inovação / Serviços em Tecnologia e Inovação - STI

Serviços em Tecnologia e Inovação - STI

Para apoiar o desenvolvimento tecnológico nas empresas e indústrias sul-mato-grossense, o SENAI/DR-MS vem fortalecendo sua base tecnológica e oferecendo à indústria mecanismos para acelerar sua modernização e expansão por meio da oferta de Serviços em Tecnologia e Inovação – STI que buscam atender as necessidades das empresas industriais de Mato Grosso do Sul, por meio da oferta de serviços de qualidade, capazes de disseminar novas tecnologias, melhorando processos, agregando valor, e assim, contribuindo para o fortalecimento e competividade da indústria.

Os Serviços em Tecnologia e Inovação estão classificados em 4 categorias conforme a finalidade do serviço prestado:

Serviços em Tecnologia e Inovação

Os serviços de Consultoria em Tecnologia e Inovação são trabalhos de diagnósticos, soluções de problemas e recomendações no campo do processo de produção de produtos e da execução de serviços, visando a melhoria de sua qualidade, produtividade e competitividade dos seus negócios. O SENAI/DR-MS possui equipe técnica qualificada para atendimento empresarial nas áreas do Meio Ambiente, Atendimento à Legislações, Normas e Regulamento Técnicos, Eficiência Energética, Construção Civil, Logística, Gestão da Produção, Têxtil e Vestuário, Alimentos e Bebidas, Automação e Metalmecânica.

Já a Rede SENAI de Laboratórios concentram os serviços de análise e de ensaios, em conformidade com regulamentos técnicos, normas e sistemas de gestão. O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos, localizado em Dourados, possui um complexo de laboratórios que realizam análises microbiológicas e físico-químicas em alimentos e bebidas. Em Rio Verde de Mato Grosso o LabSENAI Cerâmica executa ensaios físicos, termicos, químicos, mineralógicos e calcimetria em solos, ensaios blocos e telhas de concreto, corpo de prova de concreto, placas cerâmicas, solo-cimento, pavers e ensaios da Norma de Desempenho. Acreditado pelo INMETRO nos ensaios de blocos e telhas cerâmicas.

Com uma infraestrutura de tecnologia e profissionais experientes e capacitados para o desenvolvimento de produtos e processos nos diversos setores industriais, o SENAI/DR-MS vem apoiando a competitividade da indústria brasileira com a realização de projetos de pesquisa aplicada em parceria com empresas, apoiando a inovação, a prospecção, a difusão de tecnologias e a proteção da propriedade intelectual. A atuação do SENAI/DR-MS no campo da inovação divide-se em duas linhas: Inovação de Produto e Inovação de Processo. A Inovação de Produto consiste na introdução de um novo bem ou serviço no mercado. A mudança substancial de um bem ou serviço já existente também é considerado Inovação de Produto. A Inovação de Processo é caracterizada pela introdução de um novo ou melhor método de produção ou de distribuição. A Inovação de Processos pode viabilizar a fabricação e distribuição de novos produtos, a redução de custos de produção e logística, e melhoria na qualidade de produtos já existentes. O Laboratório Aberto SENAI, localizado no complexo laboratorial do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos, único do gênero no país é destinado a co-criação de produtos/processos alimentícios inovadores e oferece suporte em pedidos de patentes e registro de marcas, softwares, cultivares e direitos autorais. Já o Instituto SENAI de Inovação em Biomassa é uma instituição de pesquisa aplicada com o enfoque em processamento de biomassa para agregação de valor nos segmentos de papel e celulose, energia e açúcar, biocombustíveis e química, entre as plataformas de pesquisa estão Energia e Sustentabilidade, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos, utilização de resíduos e engenharia de processos e desenvolvimento de materiais orientados para produtos.

O Centro de Tecnologia do Vestuário - CTV localizados em Campo Grande e Dourados oferecem serviços de inserção, graduação, encaixe, plotagem e modelagem de peças do vestuário, são serviços técnicos especializados direcionados para áreas específicas da Indústria e que possuem uma rotina padronizada.

Para saber mais, procure o SENAI da sua cidade ou através do e-mail: tecnologia@ms.senai.br.